NHK – O presidente americano Donald Trump assinou um decreto sobre reforma da polícia em meio aos protestos realizados em todo o país devido à violência policial e contra o racismo.
O clamor por uma reforma policial se tornou cada vez maior nos Estados Unidos após a morte de George Floyd, um afro-americano, que morreu sob custódia da polícia, em Minneapolis, no mês passado.
Trump proferiu discurso na Casa Branca, na terça-feira, e disse que os americanos querem o cumprimento da lei e da ordem. Ele não considerou os pedidos de cortes de financiamento e de desmantelamento dos departamentos de polícia.
O decreto proíbe sufocamento, exceto quando o uso de força letal é permitido pela lei. E inclui a criação de um banco de dados para coordenar o compartilhamento de informações sobre a má conduta de oficiais da corporação.
O decreto também encoraja o envolvimento de assistentes sociais, que vão cooperar com os policiais sobre como responder em certas chamadas não violentas, como, por exemplo, as que envolvem casos de viciados em drogas.


