NHK – O secretário-chefe do gabinete do Japão, Suga Yoshihide, expressou esperança de continuar a cooperar com os Estados Unidos acerca do coronavírus e de outras questões sanitárias globais. A declaração foi feita após a notificação oficial de Washington às Nações Unidas sobre sua intenção de se retirar da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ao falar com jornalistas na quarta-feira, o principal porta-voz do governo japonês disse que os Estados Unidos expressaram desejo de continuar a cooperar com a comunidade internacional após a retirada do país da entidade que regula questões sanitárias globais. Suga afirmou que a comunidade internacional precisa lidar com a pandemia de maneira coordenada, e que a OMS deveria usar de suas funções e expertise de maneira adequada.
Suga Yoshihide disse acreditar que uma avaliação justa, abrangente e independente das funções da OMS deve ser conduzida assim que a pandemia estiver sob controle, com o objetivo de que a entidade esteja mais preparada diante de potenciais pandemias futuras.
Foto: Reprodução/NHK


