NHK – O presidente dos Estados Unidos anunciou quarta-feira que o governo americano passará a tomar medidas para um restabelecimento de sanções impostas pela ONU ao Irã em relação ao programa nuclear do país.
Donald Trump falou a jornalistas na Casa Branca. Disse ter instruído o secretário de Estado, Mike Pompeo, a notificar o Conselho de Segurança das Nações Unidas a intenção americana de restabelecimento de praticamente todas as sanções impostas pela ONU ao Irã hoje suspensas.
O Departamento de Estado divulgou nota no mesmo dia. A mensagem diz que Pompeo viaja nesta quinta-feira para Nova York com o fim de notificar o Conselho.
O governo Trump quer o restabelecimento das sanções por meio da utilização de um mecanismo previsto no acordo nuclear de 2015. O mecanismo snapback — “reimposição”, em inglês —, autoriza o restabelecimento de todas as sanções anteriormente impostas pela ONU uma vez que seja comprovada qualquer violação dos termos do acordo pelo Irã.
Os Estados Unidos se retiraram do pacto em 2018. A maioria dos países remanescentes manifestou determinação de manter a vigência do acordo. Resta saber se será possível um restabelecimento das sanções.


