NHK – Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) afirmou estar previsto que, no início de dezembro, a sonda Hayabusa2 libere uma cápsula que conteria amostras de um asteroide.
Uma equipe de cientistas da Jaxa visa trazer areia e outros materiais da superfície do asteroide Ryugu por meio da Hayabusa2. A sonda pousou duas vezes no asteroide e encontra-se no trajeto de volta à Terra.
Na quarta-feira, a equipe declarou à imprensa que, por volta do dia 25 de novembro, a órbita da Hayabusa2 será orientada em direção à Austrália. Os cientistas declararam que a cápsula será desacoplada da sonda entre as 14h e 15h do dia 5 de dezembro, hora de Tóquio, em um local a cerca de 220 mil quilômetros de distância da Terra.
Eles afirmaram que a cápsula deve pousar 12 horas mais tarde em um deserto situado no sul da Austrália. Disseram ainda que, após a desacoplagem, a Hayabusa2 vai gravar imagens da cápsula entrando na atmosfera terrestre. Posteriormente, a sonda partirá rumo a um outro asteroide em uma missão à parte.


