NHK – A China repudiou um relatório do Departamento de Defesa dos Estados Unidos que projeta que Pequim pode dobrar seu estoque de ogivas nucleares ao longo do período de uma década.
Na quinta-feira, a porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, afirmou que a China rejeita o relatório por considerar que o documento ignora fatos e está repleto de afirmações tendenciosas, distorcendo intencionalmente os objetivos estratégicos do país. Ela afirmou que a China pede veementemente que os Estados Unidos deixem de lado a mentalidade ultrapassada da Guerra Fria e de jogo de soma zero, e parem de produzir relatórios anuais irresponsáveis.
O Ministério da Defesa da China também afirmou, por meio de uma declaração, que os Estados Unidos emperram a modernização militar chinesa, os gastos da pasta e suas políticas nucleares, ao exagerar a chamada ameaça militar chinesa e ao interpretar erroneamente a política de defesa do país.
Na terça-feira, o Pentágono divulgou em seu relatório anual sobre tendências militares chinesas que Pequim tem expectativa de, pelo menos, dobrar o número de suas ogivas nucleares ao longo da próxima década em relação à baixa quantidade atual de 200.


