A Cúpula do Leste Asiático expressou “sérias preocupações” sobre o Mar do Sul da China, onde a China aumentou sua presença marítima. O uso de uma formulação forte foi o primeiro na cúpula em cinco anos.
A reunião deste ano de 18 países, incluindo os membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático, Japão, Estados Unidos e China, foi realizada online em 14 de novembro, com o Vietnã como presidente. A declaração do presidente foi divulgada na sexta-feira.
O comunicado se refere à situação no Mar da China Meridional sem criticar a China nominalmente. Ele disse, “sérias preocupações foram levantadas por alguns líderes sobre os desenvolvimentos, incluindo reclamações de terras, atividades e incidentes graves na área.”
O texto estava em contraste com declarações anteriores, que diziam que os líderes “tomaram nota de algumas preocupações” sobre os assuntos.
Observadores dizem que isso pode refletir as intenções do Vietnã, que tem disputas territoriais com a China pela região.
A declaração também disse que os líderes enfatizaram a importância do ASEAN Outlook no Indo-Pacífico, um conceito sobre o papel da ASEAN na região. Estabelece princípios que enfatizam a abertura, transparência e respeito da organização pelo direito internacional.
A China solicitou anteriormente que “Indo-Pacífico” fosse excluído do documento, dizendo que o texto indica a atitude dos EUA contra a China. Mas o prazo permanece no comunicado.
NHK


