Os Estados Unidos decidiram vender drones militares e outros equipamentos em sua mais recente iniciativa para oferecer armamentos a Taiwan.
O governo americano notificou o Congresso, na terça-feira, de que havia aprovado a venda de quatro drones do tipo MQ-9B Sea Guardian e outros equipamentos a Taiwan no valor equivalente a 600 milhões de dólares.
Uma autoridade do Departamento de Estado americano declarou à NHK que a venda de armas a Taiwan será realizada com o objetivo de fortalecer a capacidade de autodefesa da ilha.
A autoridade também renovou os pedidos dos Estados Unidos para que o governo chinês interrompa a pressão militar, diplomática e econômica sobre Taiwan e que se engaje por meio do diálogo.
A iniciativa é a mais recente em uma série de vendas de armamentos por parte dos Estados Unidos a Taiwan. Recentente, o governo americano decidiu vender mísseis de ataque terrestres lançados pelo ar, bem como outros armamentos e, posteriormente, também optou pela venda de mísseis antinavio Harpoon.
Aparentemente, trata-se de uma tentativa de Washington de aumentar a pressão sobre Pequim.
NHK


