NHK – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que quer adiar a reunião de cúpula do Grupo dos Sete para depois da eleição presidencial de seu país em novembro.
A reunião internacional será sediada pelos Estados Unidos neste ano. Na segunda-feira, na Casa Branca, Trump disse: “Estou muito mais disposto a realizar o evento depois da eleição”. “Eu acho que a atmosfera será melhor e mais calma”, explicou ele.
O presidente dos Estados Unidos acrescentou: “Nós poderíamos fazer a reunião através de teleconferência ou presencialmente”, dando a entender que o formato do encontro continuará a ser discutido.
A reunião do G7 já tinha sido adiada por causa da pandemia de coronavírus, já que alguns líderes globais, incluindo a chanceler alemã Angela Merkel, relutaram em encontrar-se pessoalmente.
Donald Trump falou de seus planos de convidar líderes de países que não são membros do Grupo dos Sete. Sobre se ainda pretende convidar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, Trump disse: “Com certeza, eu o convidaria para o encontro. Acho que ele é um fator importante.”


